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Sucessão empresarial: entenda o que é, principais desafios e melhores práticas

A sucessão empresarial é essencial para que as empresas possam perpetuar seu legado e manter suas atividades econômicas. Trata-se de um processo bastante natural para todo negócio que deseja permanecer ativo por um longo tempo.

É fundamental entender o funcionamento da sucessão empresarial, afinal de contas, você vai repassar o seu patrimônio para a responsabilidade de outras pessoas – e esse processo deve ser planejado com antecedência.

Leia este artigo e entenda tudo sobre a sucessão empresarial. 

O que é sucessão empresarial?

A sucessão empresarial é um processo de passagem do poder e capital de uma empresa para uma nova pessoa (ou grupo de pessoas) jurídica. Nesse sentido, a responsabilidade pelas funções econômicas, administrativas e de comando da organização é transferida.

É um processo similar à sucessão civil, na qual um indivíduo transmite a outras pessoas suas dívidas e créditos. Nesse sentido, a sucessão empresarial apresenta as seguintes regras a respeito de:

  • Dívidas: seguindo as regras do Código Civil, o sucessor fica responsável pelas dívidas do antecessor. Entretanto, elas podem ser cobradas de ambos pelo alienante;
  • Créditos: de acordo com a lei civil, o devedor pode quitar sua dívida com o alienante ou com o seu sucessor mesmo que este tenha recebido os créditos por ela;
  • Contratos: os modelos pessoais se mantêm intactos, enquanto os contratos com pessoas jurídicas precisam mudar do contratante para o novo sucessor.

“Apesar de envolver questões legais, a sucessão empresarial nem sempre acontece formalmente, podendo ser feita pela troca de liderança por um novo membro da família, resultada por questões de invalidez, afastamento ou até mesmo morte”, explica a empresa de consultoria. 

Quais são os principais tipos de sucessão empresarial?

Existem diferentes tipos de sucessão empresarial que podem acontecer nas organizações. São eles:

  • Sucessão familiar: ocorre quando pai ou mãe transmitem o negócio para um de seus herdeiros, todos eles ou outro familiar. A herança conta não apenas com a liderança da empresa, mas também com seu lucro, dívidas, processos, contratos e funções de gestão;
  • Sucessão trabalhista: um sucessor passa a ser responsável pelas obrigações trabalhistas do dono anterior. Nesse caso, não há mudanças na estrutura de funcionários do negócio;
  • Aquisição de fundo de comércio: acontece quando uma pessoa jurídica compra um fundo ou ponto comercial, adquirindo também sua estrutura, atividades, bens, dívidas, processos e contratos.

Conhecer essas diferenças é importante para saber planejar a sucessão de forma correta e lidar com os desafios que o processo apresenta, segundo a Robert Half.

Por que a sucessão empresarial é um desafio?

Se a sua empresa está passando ou vai passar em breve pelo processo de sucessão, significa que ela já perdura no mercado por consideráveis anos, o que é um bom indicador! Mas não basta manter as práticas que deram certo até aqui, já que as tendências e necessidades de clientes, colaboradores e parceiros estão em constante mudança. É preciso equilíbrio entre preservar as diretrizes, ações de resultado positivo e inovar em ferramentas, práticas e estratégias.

Por si só, esse equilíbrio entre manter a tradição e trazer inovação é um grande desafio do processo de gestão sucessória. Para desempenhá-lo bem, os novos gestores devem estar preparados e seguros, tarefa que está diretamente relacionada à gestão de pessoas. Nesse sentido, um dos principais desafios do RH é desenvolver os sucessores, de forma completa e ampla.

Fora essa tarefa básica, que já não é simples, alguns obstáculos podem aparecer no processo de sucessão empresarial: desavenças familiares, desinteresse por parte do sucessor, apego por parte do antigo dirigente, aceitação dos colaboradores, falta de espaço de atuação para o RH… O momento de sucessão é intenso e as possibilidades de conflitos são diversas. Por isso, a gestão sucessória é desafiadora para os responsáveis pela gestão de pessoas.

Como realizar esse processo de forma eficiente?

Para lidar com os desafios da sucessão empresarial e realizar esse processo de forma eficiente, é importante seguir algumas regras e boas práticas. Confira algumas dicas da Robert Half.

Planejar com antecedência

O sucesso da sucessão empresarial depende diretamente de seu planejamento, ou seja, da definição de medidas a serem adotadas antes, durante e depois de sua ocorrência. Essa prática evita conflitos e garante que todas as pessoas envolvidas no processo estejam preparadas para a mudança.

Investir na capacitação de potenciais sucessores

Outra prática importante que deve constar no planejamento da empresa é a elaboração de um plano de desenvolvimento de potenciais sucessores. Ele deve conter uma série de treinamentos e avaliações que garantam que esses profissionais tenham o perfil correto para assumir as responsabilidades da sucessão empresarial. O ideal é que esse plano fique dentro do projeto de educação corporativa do negócio.

Contar com a ajuda de profissionais especializados em Executive Search

A maior parte das organizações contrata uma empresa ou profissionais especializados em Executive Search para realizar o planejamento e a execução da sucessão empresarial. A prática é indicada porque esses parceiros são isentos e podem tomar decisões sem influências internas, como favoritismo, apenas se baseando em dados do negócio e do mercado.

Essas três práticas permitem que a sucessão empresarial ocorra de forma mais eficiente e sem problemas dentro da organização, garantindo que possíveis desafios sejam superados sem gerar prejuízos nos resultados do negócio. Nesse sentido, é importante investir e ter um planejamento definido para o processo.

Conclusão

O processo de sucessão empresarial é importante, desafiador e que necessita de um acompanhamento profissional. Sua empresa está passando por um processo de sucessão? Precisa planejar este momento? Converse com o nosso time de especialistas e entenda como a consultoria da Assescont pode te ajudar. 

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