A saúde de qualquer negócio é avaliada de acordo com a base de clientes, afinal, sem público, não existe empresa.Como costumam dizer, manter é mais difícil do que conquistar. Um público fiel é valioso para qualquer marca.
Uma pesquisa da Zendesk, de 2021, revela que a experiência de compra determina o quanto um cliente está disposto a consumir. De acordo com o estudo, 75% dos clientes estão propensos a gastar mais dinheiro.
Clientes fiéis tendem a comprar na mesma loja repetidas vezes, mesmo que a opção não seja a mais barata naquele momento. Vamos entender mais sobre a fidelização de clientes e como aumentar a lucratividade sem mexer no preço? É só seguir a leitura.
A importância da fidelização de clientes
Quando se tem uma base mais sólida de clientes, é muito mais fácil conseguir novos compradores. Apenas com a fidelização de clientes, você já terá um alicerce mais consistente das suas despesas e conseguirá ter uma noção maior sobre quanto dinheiro pode arrecadar ou investir em um determinado tempo.
O marketing tem uma importância gigantesca na imagem do seu produto, mas saiba que os seus clientes são os principais propagadores da sua empresa. Quer coisa melhor do que recomendações gratuitas?
Quando um cliente está satisfeito, você pode ter certeza de que ele indicará a sua marca na primeira oportunidade que tiver, o que ajudará na captação de novos compradores. E, tendo uma loja virtual, você estimula ainda mais as compras, já que a pessoa terá mais confiança no momento da aquisição.
A experiência do cliente deve ser uma prioridade
Você sabe quais são os pontos de contato do público com a sua empresa? Presencial ou virtual, para garantir uma experiência única ao cliente, é preciso que o negócio esteja focado nesse comprador e não nas próprias necessidades.
Um time de funcionários engajados e cientes sobre o propósito da marca é capaz de tornar o atendimento mais humanizado e agradável. Por isso, priorize treinamentos e capacitações de equipe, políticas de troca, atendimento ao cliente, entre outras formas que façam o consumidor se sentir satisfeito ao fechar negócio.
Para ser lembrado é necessário investir no pós-venda
Estar próximo do cliente no pós-venda é uma forma de tornar sua marca memorável, principalmente, se o desejo é que o comprador retorne até a loja física ou online. Busque manter uma comunicação frequente através de e-mails ou aplicativos de mensagens, encaminhando novidades, promoções e pesquisas de satisfação para descobrir pontos que devem ser melhorados.
Encantar o consumidor faz a sua marca ocupar um espaço na mente dele, capaz de reduzir a margem para a concorrência.
Conclusão
Aumentar a lucratividade, no longo prazo, não se sustenta em uma simples redução na margem de lucro. É vital saber preparar sua equipe, sua estratégia e planejamento para gerar boas experiências de compra. É a partir dessas boas experiências que clientes passam a ser fidelizados. Satisfeitos com a experiência, esses clientes podem tornar-se recorrentes e até mesmo realizar o desejado marketing boca a boca.
O faturamento de seu negócio depende de experiências ricas e interações relevantes. Valorizar a base de clientes para que o custo de aquisição de novos clientes torne-se menor gera uma base sólida.
O que acha de continuarmos essa conversa e descobrirmos outras formas de aumentar a lucratividade do seu negócio? Converse com o nosso time de consultores e descubra como melhorar a gestão da sua empresa.