Blog / Pensando em diversificar seus investimentos em 2022?

Pensando em diversificar seus investimentos em 2022?

Investir é uma ótima forma de aumentar os rendimentos e trazer novas fontes de recursos para a empresa. Mas afinal, quais são os melhores caminhos para 20222? Quais os mercados mais promissores?

Claro, para todo investimento você precisa de uma consultoria e entender qual a melhor forma de fazer. Contudo, para adiantar um pouco o seu percurso, trouxemos neste artigo 04 dicas de mercados que estão entre os principais nichos para se investir neste ano.

É só seguir a leitura e ficar bem informado. 

Títulos de renda fixa

No mercado financeiro, o ano de 2021 ficou marcado, entre outros fatores, pelo retorno da renda fixa aos holofotes. Falando em termos simplificados, a renda fixa reúne os investimentos cuja rentabilidade é conhecida previamente e não se altera ao longo do tempo — por isso o nome “fixa”. 

Na comparação com a renda variável, a renda fixa é muito mais segura, já que as chances de perder dinheiro são muito menores. Mas, ao mesmo tempo, ela oferece menor potencial de retorno.Por isso, ela é mais indicada para investidores conservadores ou investidores que têm objetivos de curto prazo, em que é arriscado demais optar por títulos de renda variável.

Ela voltou a ficar nos holofotes dos investidores devido a instabilidade da economia brasileira, onde uma operação mais arriscada não é recomendável. Por isso, recomendamos também para 2022 os investimentos em renda fixa. 

Bolsa de valores

O ano de 2021 definitivamente não foi o melhor ano para a Bolsa de Valores, mas será que o ano de 2022 será diferente? Para você entender, a compra de ações funciona de acordo com a famosa lei da oferta e da procura. Ou seja, quando tem muita gente procurando, o preço sobe. Quando tem menos gente à procura, o preço cai. 

O índice Ibovespa reúne cerca de 80% das ações mais negociadas na Bolsa, e é o principal índice para acompanhar o mercado de ações no Brasil. Até o início de dezembro, o Ibovespa caía cerca de 9% em relação ao início do ano, na marca de 107 mil pontos. Um número bem inferior aos 130 mil pontos alcançados em junho.

Mas se a bolsa está em queda, por que investir?

Justamente porque a bolsa está barata, sendo portanto um bom momento para negociar ações. Isso porque há mais espaço para a bolsa subir do que cair. Contudo é preciso ir com calma e analisar, juntamente com a ajuda de especialistas, qual de fato são os melhores passos a serem dados.

A dica é procurar empresas que não estejam no radar de grandes investidores, pois, assim, você pode conseguir ações com preços muito bons e grandes chances de crescimento. 

BDRs

Se aqui no Brasil a Bolsa patinou em 2021, o mesmo não pode ser dito das bolsas nos Estados Unidos. Até o início de dezembro, o S&P 500, principal índice do mercado de ações norte-americano, subiu mais de 26%. Foram diversos recordes quebrados neste ano, sempre superando a sua máxima histórica.

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são ativos que replicam ações negociadas em bolsas do exterior, como a NYSE, de Nova York. Por meio deles, você consegue investir, aqui na Bolsa brasileira, em algumas das maiores empresas do mundo, como Amazon, Microsoft, Apple, Google, Facebook, Nike e Tesla. 

Na prática, os BDRs são uma excelente opção para quem deseja diversificar seu portfólio na renda variável de maneira simples e descomplicada. Mas vale lembrar que os riscos também são altos, como outros ativos de renda variável: idealmente, você precisa analisar a fundo a empresa em que pretende investir, para conhecer em detalhe seus fundamentos, pontos fortes e fracos. 

Criptomoedas

O ano de 2021 foi mais um que ficou marcado pela ascensão do Bitcoin: até dezembro, a criptomoeda valorizou mais de 80%. Além do Bitcoin, algumas das principais criptomoedas do mundo também passaram por enorme valorização, como a Ethereum.

Investidores que acreditam no potencial das criptomoedas possuem diversas teses para justificar a aposta, desde a tecnologia blockchain até a descentralização das criptomoedas, que não contam com um ente controlador, como acontece com as moedas vigentes na economia, como o dólar ou o real.

Mas, seja qual for a tese de investimento, é preciso lembrar que as criptomoedas são um dos investimentos mais voláteis e arriscados à disposição dos investidores. Nesse contexto, pode fazer sentido optar por fundos de criptomoedas, que contem com uma gestão ativa para selecionar os ativos, reduzindo os riscos da exposição. Caso você decida investir em criptomoedas para 2022, recomendamos que essa alocação seja uma das menores do seu portfólio, sem ultrapassar a marca de 10% da sua carteira,

Conclusão

São várias as possibilidades de investimento e você precisa entender qual é o seu perfil e quais as suas possibilidades, para então decidir qual modelo seguir. Além disso, a carga tributária é um fator decisivo sobre qual mercado investir.

Quer entender melhor sobre como os seus investimentos podem impactar o seu balanço patrimonial e a contabilidade da sua empresa? Entre em contato com a gente via Whatsapp, o nosso time de especialistas está pronto para te atender. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Artigos populares