Blog / Gestão do patrimônio? Conte com o apoio de um escritório de contabilidade

Gestão do patrimônio? Conte com o apoio de um escritório de contabilidade

Gestão de patrimônio

Já falamos aqui no blog sobre Fluxo de Caixa, Giro de estoque e outros assuntos ligados a gestão da sua empresa. Hoje, vamos conversar sobre a gestão do patrimônio da sua organização. Ela é uma importante ferramenta para que você consiga prever gastos, calcular a depreciação dos seus bens, enfim, fazer um planejamento orçamentário eficiente. 

A gestão patrimonial é o controle e a administração de bens, direitos e passivos de um indivíduo, uma família ou uma empresa. Sendo executado por um profissional que operacionaliza o serviço ou presta consultoria para uma empresa. 

Por muito tempo empresas não deram tanta atenção ao controle de seus bens, contudo, com o passar dos tempos e evolução das técnicas de gestão, exigiu que essa área ganhasse mais atenção. 

Isso porque, o planejamento orçamentário da sua empresa começa pela gestão patrimonial. Ela também qualifica, para fins de administração, os bens, direitos e obrigações que o seu negócio precisará cumprir. 

Pois então, como anda a gestão de patrimônio da sua empresa? No artigo de hoje vamos te mostrar, na prática, o que é esse conceito e como aplicar na sua empresa. Vamos nessa?

O que é a gestão do patrimônio?

Como já mencionamos, a gestão do patrimônio é a ferramenta que cuida dos bens tangíveis e intangíveis da sua empresa. 

Consideramos como tangíveis os bens, direitos, e passivos do seu negócio. São eles os ativos financeiros, máquinas e equipamentos, imóveis, dívidas, impostos, investimentos, entre outros. Já os intangíveis são, por exemplo, patentes, direitos autorais e até mesmo a cultura organizacional aplicada na sua empresa. 

Nesse sentido, empresas de consultoria em gestão de patrimônio podem te ajudar na administração dos bens tangíveis, enquanto os outros, você pode solicitar ajuda de uma consultoria em branding, gestão de patentes, entre outras, dependendo da sua necessidade. 

Qual o objetivo da gestão patrimonial?

O objetivo é claro e simples: ajudar a sua empresa a ter uma melhor gestão. 

Quanto maior o número de ativos da sua empresa, maior será o número de obrigações. Máquinas e veículos precisam de manutenção, imóveis precisam de reparos e se desvalorizam com o passar do tempo, insumos precisam ser utilizados com eficiência. Na parte financeira, investimentos deixam de ser interessantes, dívidas precisam ser planejadas e equacionadas.

Você pode utilizar o controle de patrimônio para reduzir custos, melhorar investimentos ou, de forma mais estratégica, traçar um plano orçamentário de crescimento contínuo para o negócio.

Tipos de gestão patrimonial

Bancos e consultores de investimentos – Focado apenas em investimentos, essa área cuidará apenas dos ativos em dinheiro da sua empresa, com o objetivo de fazer esse patrimônio aumentar. 

Wealth management (gestão da riqueza) – Esse modelo foca na gestão do patrimônio como um todo, traçando estratégias para que ele cresça de forma sustentável. Geralmente aplicado por consultorias e bancos privados.

Consultoria empresarial – Essa é a modalidade ideal para empresas que querem fazer a gestão do patrimônio de forma eficaz, porém querem investir em serviços mais baratos e que tragam resultados satisfatórios. 

Conte com um escritório de contabilidade

A Consultora empresarial realizada normalmente por um escritório de contabilidade trará definições sobre as melhores estratégias para a gestão do seu patrimônio. Os contadores são profissionais que possuem o conhecimento da legislação e do ambiente de negócios brasileiro, podendo trazer bastante insights positivos para a sua empresa. 

O uso da tecnologia contábil

O contador do futuro é um profissional que está preocupado em garantir o melhor para o seu cliente, cuidando, portanto, de todas as áreas estratégicas para a empresa. Nesse sentido, o uso da tecnologia contábil auxilia o processo e faz com ele tenha uma visão geral do seu negócio.

Na gestão de patrimônio, por exemplo, ele conseguirá atuar na: 

  • Compreensão das normas e da legislação;
  • Definição de processos da gestão de patrimônio;
  • Padronização dos processos;
  • Revisão o valor dos ativos;
  • Recuperação de tributos;
  • Entre outros.

Conclusão

A gestão do patrimônio da sua empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para tanto, contar com ajuda especializada é essencial para que o plano de ação seja o mais estratégico e eficaz possível. 

Ainda não faz a gestão de patrimônio ou quer melhorar esse processo? Entre em contato com a Assescont. O nosso time conta com profissionais que poderão te auxiliar nesse processo. 

Um abraço e até o próximo artigo!

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Artigos populares