As relações de trabalho mudam com o passar do tempo, contudo, com a pandemia, a mudança veio mais acelerada. Agora, teletrabalho, trabalho híbrido e os benefícios flexíveis são uma realidade.
Mas afinal, o que é o benefício flexível? Vamos te explicar tudo no artigo de hoje. É só seguir a leitura.
Trabalho híbrido é realidade
O modelo de trabalho remoto veio para ficar. Isso ocorre porque é uma forma de aproveitar o que há de melhor dos 2 mundos. Ou seja, não se perde o valor das interações sociais e interpessoais presenciais, mas também permite que os colaboradores tenham a liberdade de trabalho do próprio lar.
Além disso, há uma série de outros motivos pelos quais várias empresas adotaram o modelo de trabalho híbrido, confira alguns:
- Redução dos custos – por conta de um investimento em estrutura física menor, os custos para a empresa caem;
- Ganho de tempo – as comunicações se tornam mais rápidas e ainda se evita o tempo de deslocamento para o local de trabalho;
- Facilita comunicação entre equipes – em poucos minutos é possível marcar reuniões com equipes de vários setores, facilitando a comunicação e ajustes;
- Gerenciamento prático – por meio de softwares e apps é possível que os gestores acompanhem melhor o processo produtivo.
Benefícios flexíveis no pós-pandemia
Hoje, pós-pandemia, os colaboradores precisam ter flexibilidade na hora de escolher entre refeição ou compras no mercado, por exemplo, já que a alimentação acontece mais em casa.
Neste cenário, não dá mais para ouvir: “aqui não aceitamos vale-refeição”. Os cartões de benefícios flexíveis resolvem esse gargalo por meio da disponibilização de uma conta que pode ser usada das mais variadas formas e com um cartão de bandeira aceito em todos os lugares.
No modelo tradicional, quando as empresas criam seu pacote de benefícios, elas estabelecem exatamente o que os funcionários poderão receber. Porém, quando a empresa opta pelo modelo de benefícios flexíveis, ela cria um pacote bem mais amplo.
Essa nova possibilidade engloba desde as variadas formas de alimentação/refeição, até serviços, como saúde, mobilidade urbana, auxílio pet, acesso a cultura, auxílio-creche, cursos de idiomas, associação a clubes e academias, medicamentos, serviços de telefonia, entre outros, a partir de uma carteira digital.
A nova legislação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a MP 1.108 também contribuem para a tendência dos benefícios flexíveis. Antes, para a empresa se beneficiar do Programa de Alimentação do Trabalhador, era necessário trabalhar com bandeiras fechadas, oferecidas pelos tradicionais players do mercado.
Agora, pós-pandemia, a oferta é livre. Os benefícios flexíveis são valores creditados em um cartão e não são fornecidos em dinheiro, com a garantia, porém, que cada saldo será utilizado conforme a legislação permite.
Além disso, os benefícios são um fator muito importante na relação entre empresas e colaboradores. Na cultura brasileira, eles podem ser tão significativos quanto o próprio salário. São especialmente eficazes para equipes mais jovens, na faixa etária entre 20 e 30 anos, que valorizam a liberdade de escolha.
Conclusão
O trabalho híbrido é uma realidade, assim como os benefícios flexíveis. Estar atento às necessidades dos seus colaboradores é fundamental para manter o seu time engajado com a empresa e evitar a judicialização da relação de trabalho. Caso precise de uma consultoria neste quesito, entre em contato com a Assescont e converse com um de nossos especialistas.