Blog / Você sabe a importância do Livro Diário para a contabilidade da sua empresa?

Você sabe a importância do Livro Diário para a contabilidade da sua empresa?

Controlar as entradas e saídas da sua empresa é fundamental para a sobrevivência da empresa. Contudo, além do fluxo de caixa e do capital de giro, existe um registro que precisa ser feito e enviado para a Receita Federal. 

O Livro Diário é o local que recebe o lançamento de todas as despesas e receitas da sua empresa e tem esse nome, pois esses registros devem ser feitos diariamente. 

Quer saber como funciona o Livro Diário e qual a sua importância para a contabilidade da sua empresa? Continue a leitura e fique bem informado. 

O que é o Livro Diário?

O Livro Diário é um documento contábil no qual os responsáveis pela administração financeira do negócio precisam escrever as suas movimentações diárias. Essa obrigação é determinada pelo Código Civil Brasileiro e é de suma importância, pois ali são lançadas as operações diárias de uma empresa

Em outras palavras, o Livro Diário nada mais é do que o local onde se encontram todas as transações de uma empresa. Portanto, é necessário seguir algumas regras e formalidades, principalmente com a sua apresentação exterior ou com a o que deve ser escrito. Fique atento, os fatos contábeis precisam ser registrados neste documento em ordem cronológica.

Quais elementos devem estar presentes no Livro Diário?

Como dissemos o Livro Diário é um documento bastante importante e precisa seguir algumas regras e contar com algumas informações sobre o seu negócio. Veja quais são:

‍Termo de abertura

A ata de abertura do negócio deve contar com as seguintes informações: nome da empresa, CNPJ, número de ordem, endereço, quantidade de folhas, além do número e data de arquivamento dos atos que constituíram a organização no órgão de registro estipulado.

DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), também precisa aparecer nos registros do livro diário. Isso porque, ela descreve todas as operações contábeis em um certo período e aponta os lucros ou prejuízos, por meio das contas de resultados.

Escrituração contábil

Você precisa informar também a escrituração contábil, contendo a data da operação, títulos das contas de débito e crédito. É preciso também, informar os respectivos valores e histórico com dados sobre o registro, como por exemplo, o número da nota fiscal emitida.

Balanço patrimonial

O Balanço Patrimonial, como sabemos, tem o objetivo de informar a situação patrimonial da empresa da sua empresa ao término de cada exercício. São descritos também todos os bens, direitos e obrigações da companhia.

Como o livro diário está diretamente ligado a entradas e saídas de recursos, o balanço patrimonial deve constar em seus registros. 

‍Demonstração do Resultado Abrangente

A Demonstração do Resultado Abrangente é essencial para que o seu contador seja capaz de fazer a análise gerencial. Essa obrigatoriedade está prevista na Resolução CFC nº 1.185/09 e o CPC 26, mesmo não sendo prevista na Lei nº 6.404/76, é necessário fazer o registro desta demonstração. 

DPLM

Outro item essencial no Livro Diário é a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DPML). Essa obrigação substituiu a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) e é utilizada para demonstrar todas as movimentações que ocorreram no patrimônio líquido da empresa em certo período e a formação de todas as reservas.

Fluxo de Caixa

A demonstração do fluxo de caixa indica as entradas e saídas de dinheiro ocorridas no caixa durante um determinado período. Como estamos falando do livro que registra todos os movimentos diários, ele precisa estar presente nos registros.

Notas explicativas e termos de encerramento

As notas explicativas também são obrigatórias no Livro Diário e são utilizadas para informar os critérios utilizados na avaliação do patrimônio. Neste espaço são lançados os investimentos, aumento de valores de ativos, taxa de juros, entre outros itens. 

Outra informação que precisa ser informada, são os ajustes de exercícios anteriores, assim como eventos subsequentes que aconteceram após o encerramento do período.

Ao final, é preciso incluir o termo de encerramento do livro. Nele é preciso conter a finalidade do documento, seu número de ordem, número de folhas e o nome da empresa ao qual pertence.

Livro Diário digital ou físico

|As duas versões do documento são aceitas, contudo, com o avanço tecnológico e dos sistemas informatizados, a versão digital vem ganhando cada vez mais espaço.

Nesse sentido, o formato digital também deve ter os termos de abertura e encerramento, seguir a ordem cronológica dos acontecimentos e conter todas as informações citadas acima. 

Por ser em meio digital, contudo, há menos chances de erro em sua elaboração. Além disso, é mais fácil realizar e localizar seus registros. O formato digital deve ser transmitido por meio do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.

Ficou com alguma dúvida sobre o Livro Diário? Precisa de ajuda com as questões tributárias e financeiras da sua empresa? Entre em contato com a gente, será um prazer te atender. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Artigos populares