O fluxo de caixa é a métrica que mede a entrada e saída de dinheiro da sua empresa. Ou seja, toda a movimentação de entrada e saída de valores é registrada e controlada pelo fluxo de caixa.
Esse conceito, claro, já é de seu conhecimento, contudo, o que muitos empresários não conseguem é utilizar essas informações como ferramenta para melhoria das estratégias de negócios. Afinal, se você sabe para onde o dinheiro está indo, sabe também como diminuir gastos, não é mesmo?
Nesse artigo, vamos te mostrar como as informações coletadas no fluxo de caixa podem fazer com que a sua empresa melhore a gestão e, consequentemente, os resultados. Esperamos que goste das dicas.
Boa leitura!
Definição de fluxo de caixa e quais informações podem ser coletadas
Segundo o Sebrae, “Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado”.
São vários os tipos de fluxo de caixa: operacional; projetado; direto; para investimentos e livre. Essa ferramenta, além de permitir o controle da entrada e saída de dinheiro, pode dar outras informações valiosas como:
- Setor da empresa com maior gasto;
- Eficiência de uso de materiais e insumos;
- Produtos e/ou serviços mais vendidos;
- Produtos e/ou serviços menos vendidos;
- Saúde financeira a curto prazo;
- e vários outros.
Gasto por setor da empresa
Com o fluxo de caixa organizado a sua empresa poderá entender qual setor está gastando mais do que o necessário e qual precisa de maior investimento. Ou seja, em posse dessas informações é possível corrigir possíveis inconsistências no que é gasto, por exemplo, com insumos, gasto com equipamentos e materiais do dia a dia de uso dos colaboradores.
Eficiência de uso de materiais e insumos
Outra perspectiva para correção de problemas com o consumo é a análise do consumo de materiais e insumos. Todo produto para ser fabricado ou serviço para ser prestado, precisa de materiais insumos que servirão de matéria prima para os seus funcionários. Mas afinal, esse gasto está exagerado? Você está pagando mais do que deveria?
Com base no seu fluxo de caixa e estudos de mercado, você consegue entender se o seu gasto está na média ou se precisa fazer alguma contenção de despesas.
Vendas de produtos e serviços
Essa talvez seja uma das principais informações que o seu fluxo de caixa te oferece. E isso não à toa, tendo em vista que ela diz do quanto de dinheiro está entrando no seu negócio. Mas te perguntamos: você sabe o que fazer com essa informação?
Com os números de produtos mais vendidos, por exemplo, você pode tomar a decisão de aumentar a produção daquele que está indo bem, investir em ações de marketing para alavancar as vendas do outro que não foi tão bem durante o período analisado.
Além disso, você pode fazer também uma alteração na política de preços e até tirar um produto de linha — claro que essa decisão virá acompanhada de outras informações como o cálculo do ponto de equilíbrio da empresa e outras métricas de negócio.
Saúde financeira da empresa
Para definir qual o estado da saúde financeira da sua empresa você precisa utilizar várias ferramentas, dentre elas o fluxo de caixa. Como ele te oferece informações financeiras a curto prazo, você pode analisar esses dados, por exemplo, com a taxa de liquidez — que são informações financeiras medidas a longo prazo —, para determinar a real situação financeira do negócio.
Entram nessa conta também a solvência, eficácia operacional, rentabilidade, lucratividade e aumento no número de negócios.
Qual a periodicidade do fluxo de caixa?
Isso vai depender do tipo de negócio e da complexidade de entradas e saídas da sua empresa. Quanto mais formas de receber e pagar o seu negócio tiver, mais frequente deve ser o seu controle de fluxo.
O recomendável é que se faça esse controle, pelo menos, uma vez por mês para que as informações possam ser analisadas com mais assertividade. Como uma análise não anula a outra, você pode determinar um controle mensal e caso suspeite de algum problema, você aumente a frequência para averiguar a situação.
Fluxo de caixa e a gestão contábil
Assim como o fluxo de caixa, a contabilidade é uma ferramenta que tem como objetivo principal reunir informações patrimoniais e financeiras para elaborar relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas das empresas.
Sendo assim, faz parte do serviço contábil consultivo te entregar informações, dentre elas relatórios e dados do fluxo de caixa, que vão te ajudar a tomar decisões de melhoria para a gestão do seu negócio.
Aqui na Assescont, entregamos uma gestão contábil completa e que oferece serviços como: demonstrativos Financeiros Contábeis e Gerenciais com a análise e apresentação dos índices, EBITDA e Fluxo de Caixa, balanço patrimonial e outros que vão melhorar a gestão da sua empresa.
Bom, esperamos que tenha entendido como utilizar o Fluxo de Caixa como uma ferramenta de gestão para o seu negócio. Caso precise, estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e te ajudar a melhorar a gestão da sua empresa.
Visite as outras páginas do nosso site e conheça os nossos serviços.