Blog / Como calcular o giro de estoque da sua empresa e porque ele é importante?

Como calcular o giro de estoque da sua empresa e porque ele é importante?

O Giro de estoque é a ferramenta de gestão empresarial que mede a circulação de um item no estoque da empresa, ou seja, quantas vezes ela foi vendida e reposta no ponto de venda. 

Farmácia, padaria, indústria, supermercados, praticamente todos os segmentos empresariais que trabalham com produtos precisam de um estoque. Mesmo as indústrias, precisam ter armazenados os insumos necessários para produção do produto que será vendido. 

Essa logística de controle do estoque é bastante importante e não basta apenas escolher um bom local que garanta a infraestrutura necessária. É necessário ter uma boa gestão de frotas e um controle rigoroso do giro de estoque. 

Mas afinal, o que é o giro de estoque e como fazer esse cálculo? Por que é importante saber essa informação? É só seguir a leitura que vamos responder todas essas questões.

O que é o giro de estoque?

Ele é um indicador que aponta se o controle de estoque da sua empresa está sendo feito da forma correta. A boa prática é não ter insumos sobrando e nem faltando, ou seja, você precisa garantir que o seu galpão não fique cheio demais — o que atrapalha a operação — e nem falte produtos ou matérias-primas para a produção.

Portanto, o giro de estoque mostra o equilíbrio entre compras e vendas. Quanto mais o produto for vendido, maior será o índice do indicador.

Como calcular o giro de estoque?

O cálculo do giro de estoque é bastante simples e por ser feito de duas formas: usando o volume de produtos ou então o volume de vendas deste produto. Vamos entender melhor.

Calculando o giro de estoque

Neste caso, a fórmula é: Giro de estoque = total de saída / volume médio do produto.

Em números, vamos imaginar que uma padaria tenha um volume médio mensal de farinha de trigo de 300 pacotes em seu estoque e ela gaste 1200 pacotes por ano na produção de pães.

Aplicando a fórmula temos: Giro de estoque = 1200/300. Ou seja, o giro de estoque de farinha de trigo na padaria é 4. Sendo assim, podemos dizer que o estoque deste insumo é completamente renovado quatro vezes ao ano. Caso o resultado do cálculo seja menor que 1, significa que o estoque não foi renovado nenhuma vez naquele ano. 

Se você não quiser fazer o cálculo baseado no volume de produtos, é possível usar o volume de vendas. A fórmula ficaria assim: Giro de estoque = Total do valor de vendas / Volume médio de vendas. 

Note que para o caso da padaria ficaria mais complicado fazer este cálculo, pois a farinha de trigo não é um produto final de venda. Portanto, você precisa entender qual o melhor caminho para o seu negócio. 

Esse cálculo é feito anualmente, contudo, se a sua empresa tiver uma rotatividade maior de produtos e/ou insumos, você pode alterar a fórmula e fazer essa medição de forma trimestral ou mensal. 

OBS. O volume médio do estoque é obtido pela soma do estoque inicial com o estoque final, dividido por 02.

Mas afinal, o que fazer com essas informações?

Como podemos perceber, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois é um indicativo que a empresa está vendendo bem e, consequentemente, lucrando mais. Por outro lado, se o estoque está sendo renovado de forma lenta, ou pior, nem está sendo renovado, significa que as vendas não estão indo tão bem. 

Esse dado, contudo, precisa ser avaliado de acordo com o tipo de negócio que está sendo analisado. Itens de alimentos e higiene pessoal, têm um giro de estoque muito maior do que os de bens duráveis, como os eletrodomésticos, por exemplo, e isso deve ser levado em consideração na hora da tomada de decisão sobre a eficiência do giro de estoque. 

Otimizando a gestão com o giro de estoque

Após calculado o valor do giro de estoque, você pode tomar decisões mais assertivas e baseada em dados. Caso o número de giros esteja baixo você pode criar ações para alavancar as vendas. 

Caso as vendas estejam boas, você pode optar por comprar determinado material com mais frequência e em menor quantidade, o que melhora a operação e a logística de estoque. Mais uma vez você precisará fazer a análise qual a melhor opção para a sua empresa. 

Conclusão

A gestão empresarial precisa ser feita com base em dados. Com isso, o giro de estoque é um dos principais indicadores para que o seu controle de estoque funcione e, consequentemente, a sua empresa melhore os resultados. 
Outra ferramenta estratégica para o sucesso da sua empresa é o fluxo de caixa. Nós escrevemos um artigo aqui no Blog sobre como usar esse indicador de forma estratégica em seu negócio. Para acessar, basta clicar nesse link e ficar bem informado.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Artigos populares