Blog / 4º Fase do eSocial: eventos de SST começam a ser enviados

4º Fase do eSocial: eventos de SST começam a ser enviados

Eventos de SST começaram a ser enviados em outubro, 1º grupo é o primeiro a enviar as informações.

Após várias mudanças, adiamentos e discussões, finalmente os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), começaram a ser enviados para o eSocial. O primeiro grupo começou a enviar as informações no dia 13/10. O grupo dois será obrigado a enviar as informações a partir de janeiro de 2022.

Cronograma de envio

  • Grupo 1 – Empresas com faturamento anual superior a 78 milhões: Estarão obrigadas a prestarem o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 13/10/2021.
  • Grupo 2 – Empresas não optantes pelo Simples Nacional com faturamento no ano de 2016 de até 78 milhões: vão ter que prestar o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 10/01/2022. 
  • Grupo 3 – Empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos: vão ter que prestar o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 10/01/2022.
  • Grupo 4 – Órgãos públicos e organizações internacionais: vão ter que prestar o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 11/07/2022.

Eventos a serem enviados

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • S-2220 –  Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Eventos excluídos com a simplificação do Esocial

Recentemente o eSocial passou por uma simplificação, com o objetivo de melhorar o envio das informações e desburocratizar o ambiente de conferência e gestão. Com isso, alguns eventos de SST foram excluídos. São eles:

  • S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho
  • S-2221 – Exames Toxicológicos dos Motoristas Profissionais
  • S-2245 – Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados

Reflexos para as empresas

Informações sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores sempre foram tratadas como questões secundárias para a maioria das empresas. Agora, o objetivo do Fisco é fazer com que as empresas se atentem às questões que dizem respeito à saúde dos seus funcionários. 

Com isso, será necessário um investimento maior no acompanhamento e monitoramento dos colaboradores. Além disso, o seu escritório de contabilidade precisa se adaptar para que essas informações sejam enviadas de forma correta e dentro do prazo.

Dúvidas sobre o envio das informações de SST para o eSocial? Converse com um de nossos especialistas, será um prazer te atender. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Artigos populares