A alta de juros e a instabilidade jurídica-política do país traz a necessidade das empresas buscarem soluções para manter a operação de seus negócios.
A perspectiva econômica é de alta de juros para o ano de 2022 o que pode aumentar o custo da operação e dificultar a manutenção da saúde financeira das empresas. Nesse sentido, algumas empresas já estão buscando alternativas para enfrentar esse problema.
No artigo de hoje vamos te mostrar estratégias que empresas estão utilizando para blindar a alta de juros. É só seguir a leitura.
Realidade econômica para 2022
Para controlar a inflação, o governo utiliza como variável a taxa de juros Selic. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), elevou essa taxa para 6,25% ao ano, o número anterior era de 5,25%. A perspectiva é que essa taxa chegue a 8,25% no final de 2021 e para 2022 a projeção é de 8,50% ao ano.
Quando as taxas de juros são elevadas, aumenta a dificuldade de conseguir crédito, por consequência, capital de giro e estimula a poupança. Isso traz um reflexo direto na operação das empresas, pois o custo para produzir um produto ou realizar um serviço fica mais caro.
Como blindar a taxa de juros?
É fato que todas as empresas sofreram com a taxa de juros alta, contudo é possível blindar essas consequências e melhorar as condições para manter a empresa funcionando. Muitas empresas estão indo ao mercado para captar recursos, enquanto as taxas de juros estão em valores razoáveis.
Além de reforçar o caixa, essas empresas estão alongando ou arrolando dívidas adquiridas durante a pandemia. Essas ações visam melhorar o fluxo de caixa e manter os negócios capitalizados.
Alguns exemplos
O principal modo de captação é o mercado de debêntures – emissão de títulos da dívida para investidores. Esse mercado viu um aumento de anúncios de títulos por empresas gigantes como a Comgás, Hypera e várias outras.
Essas operações chegaram a movimentar R $1 Bilhão, mesmo com a taxa Selic saindo de 2% em março para 6,25% em outubro. Com a perspectiva dessa taxa aumentar ainda mais, essa operação ainda se apresenta vantajosa.
Outra opção de captação é o mercado externo, contudo, essa operação é mais completa e necessita ter um nível de maturidade financeira maior.
Consultoria financeira
As operações de captação de recursos podem ser vantajosas e ajudam empresas a manterem a saúde dos seus caixas. Contudo essa precisa ser uma decisão tomada dentro de uma estratégia de longo prazo. Neste sentido, uma consultoria financeira pode ajudar nesse planejamento.
Além disso, uma consultoria vai te ajudar a encontrar outras alternativas para enfrentar a alta de juros e a crise econômica. A Assescont é especialista em assessoria contábil e financeira, com vasta experiência no mercado.
Precisa de ajuda na parte financeira da sua empresa? Entre em contato conosco e vamos melhorar a sua gestão.