A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
A DRE é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial, e deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Pela lei, o relatório é obrigatório para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente (após o encerramento do ano-calendário, que é o período compreendido entre janeiro e dezembro de um mesmo ano).
No entanto, a importância desse documento vai além do cumprimento das exigências contábeis e fiscais. Ter este controle também é essencial para o sucesso do seu negócio.
Quer entender melhor sobre o papel da DRE no cotidiano da sua empresa? Vamos lá!
Qual o objetivo e para que serve a DRE?
Utilizar a DRE para definir as estratégias de negócio de uma empresa pode ser essencial para entender cada etapa que compõe o resultado líquido da organização. Isso pode ser feito por meio de um confronto das receitas, custos e despesas levantados, o que resulta em informações relevantes para as tomadas de decisão.
Desse modo, a gestão empresarial pode avaliar o desempenho geral da empresa, além de verificar também a eficiência de cada gestor em obter bons resultados em seus respectivos setores.
Além disso, também pode servir como relatório gerencial, onde é possível analisar a fundo a saúde financeira da empresa e, com isso, utilizar as informações e dados para ajudar a tomar decisões mais estratégicas para auxiliar na redução de gastos e ajudar o negócio a ter mais lucros.
Por fim, a DRE também possibilita que o governo avalie se os impostos foram devidamente calculados, analisando se o lucro que foi declarado na DRE bate com os lucros declarados pelos sócios no Imposto de Renda.
Qual a importância do DRE para o seu negócio?
Gostamos sempre de frisar que o sucesso está completamente associado à visão que o empreendedor tem de sua empresa.
Com esse documento, é possível ter uma perspectiva total da empresa. Fica mais fácil, portanto, analisar esses dados e tomar decisões mais certeiras.
Contudo, um dos principais erros relacionados ao DRE é o de simplesmente passar a bola para o contador. Claro, você precisa de uma assessoria contábil sempre presente e prestativa, que contribua para a organização e crescimento da empresa.
Mesmo assim, assuma para você essa tarefa de nutrir e analisar o DRE. Afinal, em suma, o que é DRE senão o espelho para uma boa análise sobre a eficiência da linha administrativa da empresa e da sua própria gestão?
Conclusão
O Demonstrativo de Resultados do Exercício é um documento contábil que pode ser usado de forma estratégica em seu negócio. Quer entender mais sobre esse documento ou precisa de uma consultoria para entender melhor sobre os processos contábeis da sua empresa? Entre em contato com a Assescont, nosso time está pronto para te auxiliar.