Blog / Declarar o imposto de renda: Entenda o golpe que está acontecendo!
Pesquisar

Declarar o imposto de renda: Entenda o golpe que está acontecendo!

Declarar o imposto de renda 2025 pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente quando páginas simulando serem da Receita Federal tentam aplicar golpes relatando que é preciso pagar uma dívida para evitar o bloqueio do CPF.

Antes de tudo, vamos entender como declarar o imposto de renda e como isso acontece.

Como o golpe de declarar o imposto de renda ocorre?

Uma mensagem chega ao e-mail da vítima. O remetente afirma ser a Receita Federal, e informa uma irregularidade fiscal com o Imposto de Renda do ano anterior.

Eles enviam um link para verificar essa ocorrência e ao clicar, a página solicita o login na Conta Gov, para “garantir” que trata-se de algo “sério”.

Nesse momento, aparecem os dados pessoais e uma dívida paga com PIX para evitar o bloqueio do CPF. Declarar o imposto de renda corretamente poderia evitar esse tipo de situação.

Dessa forma, após o pagamento a pessoa acredita ter se livrado de pendências fiscais e não imagina que foi vítima de um golpe.

Um levantamento feito pela Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança, revela que existem mais de 1,4 mil páginas simulando ser da Receita Federal.

Então, no início do período da declaração IR, entre 17 e 24 de março, foram identificadas 234 páginas fraudulentas. Isso reforça nosso olhar que os golpes estão cada vez mais recorrentes e elaborados na época de declarar o imposto de renda.

Por que isso acontece?

Infelizmente, vazamentos de dados se tornaram frequentes e facilitam os golpes virtuais.

A LGPD é importante nesse cenário. Logo, estabelece regras para a coleta, armazenamento e compartilhamento dos dados das pessoas, nos meios físicos e digitais.

Com o avanço da tecnologia, é possível reproduzir a aparência de páginas oficiais até a capacidade de garantir uma “boa” experiência do usuário, semelhante ao processo de declarar o imposto de renda digitalmente.

Sendo assim, utilizar meios digitais para induzir outra pessoa ao erro, visando obter vantagem ilícita, qualifica o crime de fraude eletrônica, previsto no artigo 171 do Código Penal. Isso é o “estelionato virtual” e acontece por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de e-mail, e pode levar à reclusão de quatro a oito anos.

Como evitar cair neste golpe ao declarar o imposto de renda?

  • Sempre consulte os canais oficiais do Governo;
  • Baixe o Aplicativo da Receita Federal gratuitamente na sua loja de aplicativos;
  • Conte com um escritório de contabilidade especializado. Na Assescont garantimos sua segurança nas operações fiscais!

Fonte: Info Money

Artigos populares