Foco no cliente e contabilidade consultiva serão essenciais para a atuação contábil
Os escritórios de contabilidade sempre foram parceiros dos empresários e empreendedores brasileiros, ajudando na manutenção do negócio dentro da legalidade, propondo melhorias de gestão e estratégias de negócio.
Durante a pandemia essa parceria se intensificou, devido às dificuldades enfrentadas, principalmente por lojistas e comerciantes de médio e pequeno porte. Nesse sentido, a legislação brasileira se adaptou para ajudar os empresários a enfrentarem esse período e, mais uma vez, os contadores foram fundamentais na organização destas adaptações.
Mas e no pós-pandemia? Como será a atuação dos escritórios de contabilidade na retomada da economia? Preparamos esse artigo para trazer um panorama sobre como será a atuação dos contadores em parceria com as empresas na retomada das atividades.
Boa leitura!
O papel do contador na sociedade
Acreditamos que o escritório de contabilidade atuará, por meio da tecnologia contábil, entregando para a sua empresa dados e informações que podem ser úteis para a gestão da companhia. Nesse sentido, no mundo pós-pandêmico a atuação contábil será consultiva, mas precisará focar nos detalhes e atender o seu cliente de variadas formas.
Listamos aqui alguns pontos que serão relevantes para a atuação do contador. Vamos a eles!
Contador consultor
A atuação dos escritórios de contabilidade será cada vez mais consultiva, propondo melhorias, trazendo dados e atuando junto com os gestores para melhorar os resultados dos negócios.
O contador será o profissional preocupado em garantir o melhor para o seu cliente, cuidando, portanto, de todas as áreas estratégicas para a empresa. Nesse sentido, o uso da tecnologia contábil auxilia o processo e faz com ele tenha uma visão geral do seu negócio.
No pós-pandemia esse papel será estratégico e decisivo, no sentido de traçar os melhores caminhos para uma retomada sustentável e que se adapte para a realidade de cada cliente.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Outra atuação importante dos profissionais de contabilidade será com relação à LGPD. Como lidamos diretamente com dados pessoais de nossos clientes e seus funcionários, será necessária uma mudança na forma como os escritórios coletam, armazenam e manipulam estas informações.
É fato que a LGPD mudará a forma como os escritórios de contabilidade atuam, contudo, ela abrirá também uma nova oportunidade de atuação, tendo em vista que as empresas também precisam tomar algumas medidas para se enquadrar na nova legislação e os contadores poderão prestar consultoria para esta adequação.
Foco no cliente
Com o avanço da contabilidade digital e automatização de processos, as rotinas básicas dos escritórios ficarão por conta dos softwares, cabendo ao profissional contábil ir além do básico e focar no que o seu cliente realmente precisa.
A velha discussão sobre o futuro da contabilidade agora deu lugar à conversa sobre o que o seu cliente precisa dentro de uma consultoria contábil? Ser digital é obrigação, contadores e clientes precisam trabalhar juntos, em busca de soluções que melhorem os negócios e os façam crescer.
Big Data e Inteligência Artificial
Você deve estar se perguntando, mas como o meu contador pode me ajudar nas decisões da minha empresa? A resposta está em dois conceitos tecnológicos que estão transformando o mundo.
O primeiro deles, o Big Data, trata do grande volume de dados gerados diariamente em todo o mundo. Trazendo para a realidade empresarial e focando na atuação contábil, os dados gerados, por exemplo, ao fechar a folha de pagamento de uma empresa podem trazer direcionamentos valiosos, por exemplo, sobre a gestão de pessoas de uma empresa.
O seu negócio está demitindo de mais? Isso pode ser sinal de que o seu recrutamento não está sendo bem feito, ou, na maioria dos casos, a sua empresa não têm um ambiente de trabalho que propicia a produtividade e a retenção de talentos.
Tomando este segundo exemplo como base e aplicando o conceito de inteligência artificial, o seu escritório pode criar, por exemplo, mecanismos que façam a medição destes dados e te entregue informações que vão te ajudar a solucionar estes problemas.
Conclusão
A atuação contábil após a pandemia será ainda mais consultiva e focada no cliente. A entrega de guias e obrigações acessórias servirá como ferramenta de geração de dados para embasar as decisões estratégicas das empresas.
Claro que algumas ações, como a criação de sistemas inteligentes, ainda estavam distantes da realidade de todos os escritórios, a análise de dados chega como o grande serviço que os contadores vão entregar para os seus clientes.
Quer entender melhor sobre a contabilidade consultiva e como será a atuação dos escritórios de contabilidade? Nesse próximo artigo nós trazemos um panorama sobre a tecnologia contábil e a atuação do contador do futuro.