Os conceitos e os princípios atuam dentro da contabilidade como dois conhecimentos que visam o entendimento desta ciência, eliminando possíveis controvérsias no que diz respeito ao alcance de direitos, do cumprimento das obrigações e da riqueza patrimonial.
Assim como em toda ciência, eles existem para guiar o exercício da profissão e pautar a atuação de profissionais em todas as vertentes que um profissional de contabilidade possa atuar.
Mas afinal, o que são os conceitos e os princípios dentro da contabilidade? Vamos entender melhor o que são esses termos e como eles se aplicam na contabilidade.
Conceitos
Os conceitos científicos da contabilidade têm força para solucionar conflitos, proveniente de lacunas das normas jurídicas, ou quando estas representarem contradições, falhas e falta de entendimento.
Em outras palavras, os conceitos contábeis colocam a contabilidade como ferramenta de resolução de conflitos jurídicos, assim como a advocacia, magistratura e outras profissões.
Princípios
Os princípios por sua vez são a fonte primária de todos os conceitos. Ele antecede a criação de uma norma jurídica e é imprescindível para a criação da teoria pura da contabilidade. Isso porque, os princípios constituem a essência da própria estrutura científica da contabilidade. Os princípios funcionam como parte estrutural do sistema contábil, na aplicação de regras para a escrituração e elaboração de relatos e demonstrativos, sendo aplicáveis como fonte de direito contábil.
Qual a influência dos conceitos e princípios da prática pericial?
A qualidade e os resultados dos serviços periciais está diretamente ligada à aplicação dos princípios da contabilidade. Isso porque, qualquer desvio de um conceito ou princípio estabelecido pode trazer como resultado a falta de clareza e equidade em um diagnóstico positivo ou negativo.
A atuação de um perito possui efeitos nas relações sociais, econômicas e jurídicas, sendo, portanto, os desvios de interpretação ao bastante prejudicial. O trabalho pericial deve ser autônomo, imparcial e respaldado nas questões técnicas, conceitos e princípios que regem a contabilidade.
Temos, portanto, que os conceitos e os princípios estão dispostos como alicerce da teoria do conhecimento contábil. Eles servem para fundamentar os raciocínios lógicos que levam aos resultados positivos ou negativos, dos exames efetuados nos laboratórios de perícia forense-arbitral.
Conclusão
Como percebemos, os princípios e os conceitos são guias para o exercício da contabilidade e agir em consonância com o que eles dizem é fundamental, não só para os serviços periciais, mas também para toda a contabilidade.
Na Assecont respeitamos sempre o bom exercício da profissão e buscamos sempre o melhor para os nossos clientes, dentro do que exige a legislação brasileira. Além da perícia, atuamos dentro da consultoria fiscal, tributária e contábil.
Quer conhecer mais dos nossos serviços? Acesse nosso site e descubra como podemos te ajudar.